Páginas

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Técnicas e Métodos de Seleção

Existem alguns métodos e técnicas para realizar o processo de Seleção em uma empresa. Aqui, vou descrever algumas das mais utilizadas.
Entrevistas e análise de currículo são quase sempre métodos utilizados na seleção de pessoa, pois é dessa maneira que o cliente ou quem está contratando irá conhecer o candidato, avaliar seu perfil profissional, formação técnica e verificar a veracidade das informações que o candidato está dizendo sobre ele.
Entrevistas Prévias ou Primeira Entrevista é uma conversa inicial para conhecer o candidato, é um processo de comunicação do candidato e geralemnte é executada pelo recrutador. Nesse momento, o recrutador vai verificar se este candidato tem a possibilidade de ser aproveitado, se possui atribuições para o cargo.
Entrevista Técnica ou Específica é o momento do detalhamento das informações do candidato, chegar e verificar a veracidade das informações do currículo e geralmente é feita por profissionais qualificados. Analisa-se últimos empregos, formações técnicas, quanto tempo permaneceu no emprego, motivos de sua saída, atividades realizadas nos empregos, seus objetivos, planos futuros, posições ocupadas, atribuições.
Entrevista com Chefias é o último momento da entrevista, pois trata-se do Chefe avaliar de forma mais específica o perfil do candidato para esta vaga, pois é ele quem terá melhores condições de avaliar se o candidato tem o perfil adequado por estar em contato maior com as exigências e necessidades da vaga e perfil exigidos. Quase sempre é a chefia ou cliente quem escolhem qual candidato deverá ser contratado.

Durante um processo de seleção, pode ocorrer apenas uma dessas técnicas ou, no entanto, o candidato acabar passando por quase todos esses métodos. Depende do cargo, da empresa, da equipe de RH que está analisando o candidato.


Imagem: Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Seu comentário é muito importante! Assim que possível, responderei! Obrigada!