Páginas

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

A criança e a família: seu primeiro grupo social

A família é o primeiro grupo social da criança e se caracteriza pela presença de laços afetivos, íntimos e pessoais. E é de extrema importância, pois é nele que a criança irá aprender os valores e se sentirá segura e confiante nas outras relações que deverá se envolver nos momentos seguintes de sua vida.
É essencial encararmos a criança como um ser humano que começa com todos os sentimentos intensos dos seres humanos, embora sua relação com o mundo esteja apenas começando.
É na família que a criança começa a viver as relações de afeto e essa atividade carinhosa afetiva torna-se extremamente importante para a criança, é o primeiro objeto de posse, isto é , a primeira coisa no mundo que pertence à criança, mas não faz parte dela como o seu dedo, ou as mãos, tornando-se essa, uma prova evidente, do início de relações com o mundo e com as pessoas, desenvolvendo o sentimento de segurança. Esta é a prova de que está acontecendo de maneira saudável, o desenvolvimento emocional.
Diante da família, quais são os papéis de cada um dentro dela? Para o bom funcionamento da família, é necessário que cada integrante da família aceite e cumpra as funções específicas que lhe cabem. A função de cada filho tem características próprias que influenciam as condutas paterna e materna e cada filho é um ser que tinge os vínculos familiares com cores muito peculiares.
A inexperiência dos pais no primeiro nascimento, assim como um nascimento num momento de crise ( doença, luto, problemas afetivos ou financeiros) , são fatores que influenciam o desenvolvimento pleno da família.
A família tem uma função educativa que deveria começar desde o nascimento do filho. Os pais tendem a exercer a função de protetores e provedores mais facilmente do que a de educadores e educar significa colocar limites e consequentemente, frustrar.

Imagem: Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Seu comentário é muito importante! Assim que possível, responderei! Obrigada!