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quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Psicomotricidade e a Aprendizagem

Ao brincar, a criança está exercitando sua atividade corporal, descobre o outro, o meio ambiente. A psicomotricidade envolve essas atividades e é através dela que a criança vai utilizar melhor suas capacidades psíquicas, facilitando outros tipos de aprendizagens. Quando nos movimentamos, expressamos o que sentimos, nossos pensamentos, atitudes que muitas vezes estão arquivadas em nosso inconsciente. Assim, o inconsciente preserva a eficiência física, psicológica desenvolvendo o esquema corporal e apresentando uma variedade de movimentos. Dessa forma, através da psicomotricidade, nos jogos e nas atividades lúdicas é que a criança começa a explorar o mundo que a cerca, diferenciando aspectos espaciais, reelaborando espaços psíquicos, ligações afetivas, domínio do corpo. Brincar não é puro divertimento. Supõe a evocação de uma relação de domínio e triunfo entre a realidade psíquica e o mundo real no qual se vive, conferindo harmonia ao pensamento e às emoções. Talvez por isso, quando se brinca, organiza o mundo interior e abre espaço para a aprendizagem, num processo análogo ao das crianças quando encaixam quebra-cabeças, como percebendo que haverá sentido na junção das peças, e também entendessem que aprender converte o significante em significado. Haverá, então, a partir do lúdico, um lado estruturador na aprendizagem: não faz sentido aprender quando se não o faz por um sentido dentro de nós.Como a educação psicomotora abrange todas as aprendizagens da criança, se alguns dos desenvolvimentos psicomotores estiver mal constituído, poderá apresentar problemas na escrita, na leitura, na direção gráfica, na distinção das sílabas, na ordenação das sílabas, sua análise gramatical (Discalculia, Dislexia, Disortografia). O desenvolvimento psicomotor oportuniza às crianças condições de desenvolver capacidades básicas, aumentando seu potencial motor, utilizando o movimento para atingir aquisições mais elaboradas, como as intelectuais, ajudaria a sanar estas dificuldades. Diante dessas dificuldades de aprendizagem da criança, a escola precisa manter-se atenta, levando em consideração aspectos como o socioafetivo, favorecendo a imagem positiva da criança, valorizando as possibilidades de ação e crescimento à medida que desenvolve seu processo de socialização e interação com o grupo. Outro aspecto que a escola deve estar atenta, é o cognitivo, estimulando desafios, trocando experiências com outros colegas e adultos, assim, ele desenvolve seu pensamento. E ainda tem o aspecto psicomotor, que através de movimentos e exploração do corpo e do meio à sua volta. Realizando atividades que envolvam esquema e
imagem corporal, lateralidade, relações têmporo-espaciais.Para isso, o professor precisa saber que seu papel é fundamental, assim como, um material específico o auxiliará nesse processo de sanar os distúrbios de aprendizagem. A relação entre o professor e o aluno também precisa ser autêntica, de confiança, o que irá contribuir na capacidade de expressão e habilidades motoras das crianças. Assim, é precisa haver um vínculo entre professor X aluno X aprendizagem. O professor precisa propiciar a descoberta, desenvolver atitudes de investigação, linguagem acessível, adequar as dificuldades da tarefa, compreender a utilidade do que se está aprendendo.

Imagem: Google

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