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domingo, 27 de janeiro de 2013

Jean Piaget - Fases do Desenvolvimento

Os estágios se caracterizam pelas diferentes maneiras do indivíduo interagir com a realidade, de organizar seus conhecimentos, visando sua adaptação.
Piaget, em sua teoria, demonstrou que os seres humanos se desenvolvem a partir de sua interação com o mundo e que o aprendizado é um processo graal, por isso, criou sua teoria sobre as Fases do Desenvolvimento por estágio.
Sua teoria partiu do princípio do “egocentrismo”, fase na qual as crianças não conseguem se distinguir do mundo em que vivem. Para elas, ela e o mundo são uma coisa só. Assim como, na linguagem, quando a criança balbucia palavras, mas tem certeza de que está sendo compreendida, ou ainda, atribuindo seus desejos e vontade as coisas externas. Dessa forma, Piaget percebeu que a inteligência se forma através das adaptações. A criança precisa se adaptar para ser compreendida no mundo em que vive.
SENSÓRIO-MOTOR (do nascimento aos 2 anos) – Nessa fase a criança baseia-se em percepções sensoriais e esquemas motores. A inteligência trabalha por meio das percepções (simbólico) e das ações (motor)através do deslocamento do próprio corpo.  As percepções sobre tempo, causa e espaço começam a ser construídas, possibilitando novas maneiras práticas de lidar com as situações do dia a dia.
PRÉ OPERACIONAL (dos 2 aos 7 anos) – Surge a função semiótica, fase em que a criança pode criar imagens mentais na ausência do objeto ou da ação. Instala-se a linguagem, possibilitando a criança de desenvolver esquemas internos, chamado de  representativo ou simbólico, por isso, alguns autores chamam essa fase de “simbólica” É o período da fantasia, do faz de conta e do jogo de símbolos. Instala-se o desejo de explicação dos fenômenos, a fase dos porquês.   A criança começa a distinguir a fantasia do real, e o pensamento continua centrado no próprio ponto de vista. É comum nessa fase o aninismo, que seria a atribuição de sentimentos e intenções a coisas e animais.  
OPERATÓRIO CONCRETO (dos 7 aos 12 anos) – O indivíduo já é capaz de ordenar o mundo de forma lógica ou operatória, com pensamento objetivo. O real e o fantástico não se misturam em sua concepção e como o pensamento egocêntrico é diminuído, aumenta sua organização social, que é feita em grupos e ele já pode compreender regras.
OPERATÓRIO FORMAL  (após os 12 anos) – Nessa fase, o pensamento se torna livre da realidade concreta, sendo capaz de pensar de forma lógica. Corresponde ao nível de pensamento hipotético-dedutivo ou lógico-matemático.  Nessa fase o indivíduo está se liberando do concreto em proveito de interesses orientados para o futuro.

Imagem: Google

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