Páginas

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

A criança e seus irmãos

Os irmãos, dentro da família, produzem momentos de desequilíbrio e insegurança ao estimularem situações conflitantes de ciúme, inveja e agressão, preparando-o para futuramente enfrentar os inconvenientes que o dia-a-dia irão apresentar. A chegada de um irmão representa a chegada de um rival que tira parte do que até então era de seu uso exclusivo. A rivalidade é inevitável e sadia, pois apresenta-se como uma experiência social necessária, isto é, sabe compartilhar tantos bens físicos, como afetivos. A boa saúde familiar é percebida quando a rivalidade é rapidamente substituída pela cooperação.
Os pais não deveriam nunca estabelecer comparações entre os filhos, nem propor que um deles seja como modelo exemplar a ser seguido: cada filho é único, com suas particularidades.
Nos casos de brigas, discussões e até agressões entre os irmãos, é necessário que os pais não interfiram: é importante que eles resolvam da sua maneira as diferenças, como um ensaio para a vida em sociedade. Assim, também não devem tomar partido diante de algumas queixas, pois o julgamento nunca será imparcial. A postura que o filho mais velho deve tomar de tolerância porque “ ele é mais novo”  , resulta em situações de injustiça: todos os filhos precisam ser respeitados e precisa ser revisto o julgamento de qual é mais forte e mais fraco.

Imagem: Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Seu comentário é muito importante! Assim que possível, responderei! Obrigada!