"O MENININHO"
Era uma vez um menino. Ele era bastante pequeno. Ela era uma grande escola. Mas, quando o menininho descobriu que podia ir à sua sala, caminhando, através da porta, ele ficou feliz. E a escola não parecia mais tão grande quanto antes.Uma manhã, quando o menininho estava na Escola, a professora disse:- Hoje nós iremos fazer um desenho.
- Que bom! Pensou o menino. Ele gostava de fazer desenhos. Ele podia fazê-los de todos os tipos: leões, tigres, galinhas, vacas, barcos, trens; e ele pegou sua caixa de lápis e começou a desenhar. Mas a professora disse:
- Esperem! Ainda não é hora de começar. E ele esperou até que todos estivessem prontos.
- Agora - disse a professor - nós iremos desenhar flores.
- Que bom! Pensou o menininho. Ele gostava de desenhar flores. E começou a desenhar com seu lápis cor de rosa, laranja e azul. Mas a professora disse: - Esperem! Vou mostrar como fazer. E a flor era vermelha com caule verde.
- Assim - disse a professora. Agora vocês podem começar.
- Hoje nós vamos fazer alguma coisa com barro.
- Que bom! Pensou o menininho. Ele gostava de barro.
- Esperem! Não é hora de começar. E ele esperou até que todos estivessem prontos.
- Agora, disse a professora, nós iremos fazer um prato.
- Que bom! Pensou o menino. Ele gostava de fazer pratos de todas as formas e tamanhos. A professora disse:
- Esperem! Vou mostrar como se faz. E ela mostrou a todos como fazer um prato fundo. - Assim - disse a professora. - agora vocês podem começar.
- Hoje nós faremos um desenho. Que bom! Pensou o menininho. E ele esperou que a professora dissesse o que fazer. Mas a professora não disse. Ela apenas andava na sala. Veio até ele e falou: - Você não quer desenhar? - Como posso fazê-lo perguntou o menininho.
- Da maneira que você gostar, disse a professora. - De que cor? Perguntou o menininho. - Se todo mundo fizer o mesmo desenho e usar as mesmas cores, como eu posso saber quem fez o que? E qual o desenho de cada um?
- Eu não sei disse o menininho.
E ELE COMEÇOU A DESENHAR UMA FLOR VERMELHA COM CAULE VERDE.
Conto de Helen Barckley
Até que ponto estamos estimulando a criatividade, iniciativa e produtividade de uma criança dessa forma?
A criança precisa de um ambiente que a estimule, não que copie! Ela precisa se sentir segura para ser diferente, expressar-se de maneira diferente e ainda assim ser amada e aceita.
Para a criança, o desenho é a expressão do que ela está sentindo, do que ela já vivenciou, do que é representativo para ela, por isso, precisa ser livre. Livre de julgamentos, de moldes e padrões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá! Seu comentário é muito importante! Assim que possível, responderei! Obrigada!